UA-5888021-4

Sua empresa está preparada para o fim do suporte ao Windows 7 em janeiro/2020?

Sua empresa está preparada para o fim do suporte ao Windows 7 em janeiro/2020?

Sua empresa está preparada para o fim do suporte ao Windows 7 em janeiro/2020?

A Microsoft possui um ciclo de vida para todos os seus produtos e os sistemas operacionais geralmente tem um ciclo de vida de 10 anos, considerando o suporte principal e o suporte estendido. O período do suporte estendido do Windows 7 acabará dia 14 de janeiro de 2020, e isso impactará diretamente as empresas que ainda possuem esse sistema operacional rodando em seus ambientes de TI.

Muitas empresas já vem se preparando para essa mudança há algum tempo, substituindo gradativamente o sistema operacional que utilizam nos seus dispositivos, minimizando o impacto financeiro e operacional que essa substituição pode acarretar. Mas as empresas que não realizaram ainda essa troca e nem iniciaram o planejamento, terão que fazer um investimento maior agora para substituir ou admitir que ficarão vulneráveis até que esses sistemas sejam substituídos na empresa.

Resumidamente, a Microsoft não oferecerá mais os seguintes recursos:

  • Atualizações de segurança do Windows 7 – Isso deixará o sistema mais vulnerável a ataques, consequentemente sua empresa também ficará mais vulnerável.
  • Atualizações de software – Não haverá mais nenhum tipo de atualização de software que corrige problemas, ou seja, seu sistema permanecerá como está e nunca mais haverá correção de nenhum recurso que tenha problemas.
  • Suporte técnico – A Microsoft não oferecerá mais qualquer tipo de suporte ao software para correção de problemas.

O fim do suporte do Windows 7 não significa que os computadores deixarão de funcionar, mas a partir do término do suporte haverá um aumento considerável do risco das empresas ao utilizarem o software sem o devido suporte, pois os atacantes costumam encontrar falhas nos sistemas que não possuem mais suporte e começam a realizar ataques em massa nesse tipo de dispositivo, como ocorreu em 2017 com ataques de ransomware direcionados a quem usava o Windows XP após o término do suporte.

 

O que a minha empresa deve fazer?

Sua empresa deve procurar o seu responsável pela TI para elaborar uma estratégia de aquisição e implantação de novos dispositivos, que é o recomendável pela Microsoft pois os computadores de hoje são mais rápidos, leves, potentes e seguros, com uma média de preço muito menor do que a dos computadores comuns de oito anos atrás.

Nos casos onde é possível realizar o upgrade para o Windows 10 (Pois dependendo da configuração do dispositivo não é recomendável usar o Windows 10 por questões de desempenho) realizar um planejamento para o upgrade do sistema operacional desses dispositivos.

Para realizar o upgrade, é necessário comprar uma licença completa do Windows 10 PRO, não há uma licença de upgrade do Windows 7 PRO para o Windows 10 PRO.

 

O que acontecerá se minha empresa continuar executando o Windows 7?

Se sua empresa continuar usando o Windows 7 após o término do suporte, o computador ainda funcionará, mas ficará mais vulnerável a vírus e riscos de segurança. O computador continuará a ser inicializado e executado, mas não receberá mais atualizações de software, incluindo atualizações de segurança, da Microsoft.

Conforme explicado no post do blog da Microsoft em 12 de março de 2019, a Microsoft enviará diversas notificações de lembrete até o final de 2019 recomendando ações a serem executadas antes do fim do suporte ao Windows 7. Para saber mais sobre o fim do suporte ao Windows 7, você pode acessar www.microsoft.com/windows7.

Caso sua empresa precise de apoio para avaliar a situação atual e realizar um planejamento da atualização do seu ambiente de TI, entre em contato conosco pelo formulário abaixo que entraremos em contato.

 


 

Juarez Fortes
Juarez Fortes

Diretor Comercial da Rastek Soluções, é formado em Administração de Empresas e possui pós-graduação em Gestão de TI. Ele é o responsável por traduzir os assuntos técnicos para os gestores das empresas, garantindo melhor comunicação entre a TI e o negócio.

Deixe uma resposta