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Coronavírus e Home Office – Como liberar seus colaboradores para trabalhar de casa?

Coronavírus e Home Office – Como liberar seus colaboradores para trabalhar de casa?

trabalhar de casa

A pandemia do coronavírus Covid-19 está causando uma crise sem precedentes. Medidas extremas têm sido adotadas no mundo todo, como restrições de deslocamento, fechamento de fronteiras e até mesmo o isolamento completo de estados e países inteiros. Como o vírus dissemina-se pelo ar através do contato entre as pessoas, a principal recomendação da Organização Mundial da Saúde é: “fique em casa”. 

O mundo corporativo viu-se imediatamente obrigado a adaptar-se a esta realidade emergencial e atuar para diminuir os riscos de infecção de seus colaboradores. Afinal, um único funcionário com suspeita de contaminação pode levar ao fechamento preventivo da empresa ou, no pior cenário, pode espalhar a doença entre seus colegas, já que o coronavírus Covid-19 é altamente contagioso.

Por conta disso, trabalhar de casa tornou-se a maneira mais eficaz de evitar a exposição dos colaboradores aos riscos de contágio, já que a tecnologia atual permite que a produtividade das equipes não dependa da presença física nas dependências da empresa. Reuniões podem ser substituídas por videoconferências, e o contato humano presencial pode ser mediado pelo contato virtual.

Para ajudar a sua empresa a passar por este momento delicado da melhor maneira possível, a Rastek Soluções desenvolveu um plano emergencial de migração para a nuvem a fim de permitir que os seus colaboradores possam trabalhar remotamente do dia para a noite, em uma transição fácil, rápida e altamente segura. Confira a solução completa clicando aqui ou através do link: https://rasteksolucoes.com.br/servicos/migracao-emergencial-para-nuvem

 

Como funciona a disponibilização de home office para os colaboradores da minha empresa?

O trabalho remoto via home office baseia-se em três fatores:

1. Comunicação: o principal fator de produtividade é permitir que seus colaboradores consigam comunicar-se como se estivessem em um dia normal de trabalho presencial no escritório. Soluções como chats corporativos privados, videoconferências entre várias pessoas, edição colaborativa e simultânea de documentos online e agendas compartilhadas permitem que as pessoas possam trabalhar sem sair de casa, mas totalmente conectadas com suas equipes e líderes através das ferramentas online.

2. Acesso: o segundo fator mais importante para garantir uma atuação em home office com qualidade é garantir o acesso a todos os documentos e arquivos necessários para que os colaboradores possam desempenhar normalmente suas funções como se estivessem presentes no escritório físico. O armazenamento e compartilhamento em nuvem de arquivos ou até mesmo de sistemas inteiros permite que os times possam acessar arquivos, documentos e sistemas de seus home offices como se estivessem em um dia normal de trabalho no escritório físico.

3. Segurança: disponibilizar o acesso a arquivos sensíveis e sistemas estratégicos através da Internet pode gerar uma sensação de vulnerabilidade, como se a empresa estivesse abrindo brechas para que hackers possam acessar, copiar, modificar e até mesmo roubar dados. Porém, a Rastek Soluções garante a solidez da segurança dos dados da sua empresa através de sistemas de acesso remoto altamente confiáveis e seguros, e que exigem autenticação de dois fatores para garantir que somente os seus colaboradores consigam acessar os sistemas da empresa. E ninguém mais.

 

Qual a estrutura mínima que os colaboradores precisam ter para trabalhar de casa via home office?

O acesso à nuvem corporativa exige que alguns equipamentos básicos obrigatórios estejam disponíveis na casa do colaborador para que ele possa desempenhar suas funções remotamente. São eles:

  • Computador: é a principal ferramenta para o trabalho remoto. Podem ser utilizados notebooks ou laptops (definir configurações mínimas recomendadas). De acordo com a legislação brasileira, quem deve fornecer a estrutura básica é a empresa. Porém neste momento emergencial atípico, os colaboradores devem ser encorajados a utilizar seus próprios computadores a fim de acelerar o processo de adoção do trabalho remoto.
  • Internet rápida: todo o trabalho remoto via home office acontece através da Internet. Portanto, é obrigatório que os colaboradores tenham acesso à uma rede rápida e sem gargalos. Caso o colaborador tenha uma Internet lenta ou instável, a empresa deve providenciar um upgrade de conexão ou um plano 4G que permita um acesso rápido, estável e ininterrupto à Internet.
  • Câmera, microfone e fones de ouvido: a realização de reuniões de duas ou mais pessoas por videoconferência exige estas três ferramentas. Felizmente, hoje em dia a grande maioria das pessoas conta com smartphones que podem ser utilizados para as reuniões online, caso não haja disponibilidade de webcam e microfone em seus desktops ou notebooks.

 

O que eu preciso fazer para liberar os colaboradores da minha empresa para trabalhar de casa via home office?

A Rastek Soluções desenvolveu um plano emergencial para permitir que você libere seus colaboradores para trabalhar de casa o mais rápido possível. Logicamente, tudo depende da complexidade da operação e das particularidades da sua empresa. Porém, para a grande maioria das organizações que já atendemos, foi possível disponibilizar os sistemas totalmente funcionais na nuvem e acessíveis via home office em apenas 24 horas.

Preencha o formulário abaixo para que possamos iniciar a avaliação da sua empresa e iniciar a sua migração emergencial o mais rápido possível!

 

Leia também:

Coronavírus – Como migrar sua empresa para nuvem em 24 horas

 

 

 

Alexandre Bertolazi
Alexandre Bertolazi

Jornalista e Estrategista de Marketing Digital, especializado Produção de Conteúdo & Inbound Marketing. Apaixonado por tecnologia desde que ganhou seu primeiro computador IBM Aptiva Pentium 100MHz em 1995.

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