Coronavírus – Como implementar home office na sua empresa?

Coronavírus – Como implementar home office na sua empresa?

trabalhar de casa

A pandemia do coronavírus Covid-19 está causando uma crise sem precedentes. Medidas extremas têm sido adotadas no mundo todo como restrições de deslocamento, fechamento de fronteiras e isolamento completo. Como o vírus dissemina-se através do contato entre as pessoas, a principal recomendação da Organização Mundial da Saúde é: “fique em casa”. 

O mundo corporativo viu imediatamente a obrigação de adaptar-se a esta realidade emergencial e atuar para diminuir os riscos de infecção de seus colaboradores. Afinal, um único funcionário com suspeita de contaminação pode levar ao fechamento preventivo da empresa ou, no pior cenário, espalhar a doença entre sua família e colegas de trabalho, já que o coronavírus covid-19 é altamente contagioso.

Por conta disso, implementar home office na sua empresa tornou-se a maneira mais eficaz de evitar a exposição dos colaboradores aos riscos de contágio, já que a tecnologia atual permite que a produtividade das equipes não dependa da presença física nas dependências da empresa. Reuniões podem ser substituídas por videoconferências, e o contato humano presencial pode ser mediado pelo contato virtual.

Para ajudar a sua empresa a passar por este momento delicado da melhor maneira possível, a Rastek Soluções desenvolveu um plano emergencial de migração para a nuvem a fim de permitir que os seus colaboradores possam trabalhar remotamente do dia para a noite, em uma transição fácil, rápida e altamente segura. Confira a solução completa clicando aqui ou através do link: https://rasteksolucoes.com.br/servicos/migracao-emergencial-para-nuvem

 

Como funciona a implementação de home office para os colaboradores da minha empresa?

O trabalho remoto via home office baseia-se em três pilares:

1. Comunicação: o principal fator de produtividade é permitir que seus colaboradores consigam comunicar-se como se estivessem em um dia normal de trabalho presencial no escritório. Soluções como chats corporativos privados, videoconferências entre várias pessoas, edição colaborativa e simultânea de documentos online e agendas compartilhadas permitem que as pessoas possam trabalhar sem sair de casa, mas totalmente conectadas com suas equipes e líderes através das ferramentas online.

2. Acesso: o segundo fator mais importante para garantir uma atuação em home office com qualidade é garantir o acesso a todos os documentos e arquivos necessários para que os colaboradores possam desempenhar normalmente suas funções como se estivessem presentes no escritório físico. O armazenamento e compartilhamento em nuvem de arquivos ou até mesmo de sistemas inteiros permite que os times possam acessar arquivos, documentos e sistemas de seus home offices como se estivessem em um dia normal de trabalho no escritório físico.

3. Segurança: disponibilizar o acesso a arquivos sensíveis e sistemas estratégicos através da Internet pode gerar uma sensação de vulnerabilidade, como se a empresa estivesse abrindo brechas para que hackers possam acessar, copiar, modificar e até mesmo roubar dados. Porém, a Rastek Soluções garante a solidez da segurança dos dados da sua empresa através de sistemas de acesso remoto altamente confiáveis e seguros, e que exigem autenticação de dois fatores para garantir que somente os seus colaboradores consigam acessar os sistemas da empresa. E ninguém mais.

 

Qual a estrutura mínima que os colaboradores precisam ter para trabalhar via home office?

O acesso à nuvem corporativa exige que alguns equipamentos básicos obrigatórios estejam disponíveis na casa do colaborador para que ele possa desempenhar suas funções remotamente. São eles:

  • Computador: é a principal ferramenta para o trabalho remoto. Podem ser utilizados notebooks ou laptops (definir configurações mínimas recomendadas). De acordo com a legislação brasileira, quem deve fornecer a estrutura básica é a empresa. Porém neste momento emergencial atípico, os colaboradores devem ser encorajados a utilizar seus próprios computadores a fim de acelerar o processo de adoção do trabalho remoto.
  • Internet rápida: todo o trabalho remoto via home office acontece através da Internet. Portanto, é obrigatório que os colaboradores tenham acesso à uma rede rápida e sem gargalos. Caso o colaborador tenha uma Internet lenta ou instável, a empresa deve providenciar um upgrade de conexão ou um plano 4G que permita um acesso rápido, estável e ininterrupto à Internet.
  • Câmera, microfone e fones de ouvido: a realização de reuniões de duas ou mais pessoas por videoconferência exige estas três ferramentas. Felizmente, hoje em dia a grande maioria das pessoas conta com smartphones que podem ser utilizados para as reuniões online, caso não haja disponibilidade de webcam e microfone em seus desktops ou notebooks.

 

O que você precisa fazer para implementar home office na sua empresa?

A Rastek Soluções desenvolveu um plano emergencial para permitir que você libere seus colaboradores para trabalhar de casa o mais rápido possível. Logicamente, tudo depende da complexidade da operação e das particularidades da sua empresa. Porém, para a grande maioria das organizações que já atendemos, foi possível disponibilizar os sistemas totalmente funcionais na nuvem e acessíveis via home office em apenas 24 horas.

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Alexandre Bertolazi
Alexandre Bertolazi

Jornalista e Estrategista de Marketing Digital, especializado Produção de Conteúdo & Inbound Marketing. Apaixonado por tecnologia desde que ganhou seu primeiro computador IBM Aptiva Pentium 100MHz em 1995.

1 comentário até agora

Crise Coronavírus: Como montar um Plano de Continuidade do Negócio Publicado em11:15 - 31 de março de 2020

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